top of page

DESPEDIDA AO COMPANHEIRO STALIN PÉREZ BORGES

  • paraumnovocomeco
  • 28 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

28/02/2024


DESPEDIDA AO COMPANHEIRO STALIN PÉREZ BORGES



É com grande tristeza que informamos a morte do companheiro Stalin Pérez Borges hoje pela manhã em Buenos Aires, em decorrência de complicações de uma pancreatite. Stalin Perez foi importante dirigente sindical e dirigente político trotskista venezuelano, tendo atuado desde a década de 60 impulsionando diversas organizações sindicais e lutas populares no seu estado natal, Carabobo, bem como em todo o pais. Foi um dos fundadores da União Nacional dos Trabalhadores (ÚNETE), no processo de revitalização sindical na Revolução Bolivariana, e posteriormente participou da Central Bolivariana Socialista dos Trabalhadores (CBST), onde manteve sempre uma posição combativa e crítica.


No plano político, Stalin Pérez foi dirigente de uma das correntes trotskistas do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), sendo depois um dos principais dirigentes do Partido Socialista dos Trabalhadores – La Chispa (PST-La Chispa) e editor do periódico de mesmo nome. Quando do processo bolivariano liderado por Hugo Chávez integrava a coordenação da Marea Socialista, que incorporou-se ao PSUV (mas mantendo-se como corrente crítica em seu interior). Alguns anos após a morte de Chavez participou da criação da Liga Unitária Chavista Socialista (LUCHAS), organização que possui vinculos com a IV Internacional e se mantem fiel aos principios da luta pelo socialismo.


Além de dirigente sindical e político, Stalin Pérez exerceu importante atividade como articulista e impulsionou a criação de sites para divulgação das lutas populares na América Latina, para o debate teórico marxista e para a troca de experiência entre militantes, Diversos artigos seus foram publicados no site aporrea.org, no site Insisto-Resisto criado por ele e no atual site 1Resisto, do qual era um dos editores.


Militante internacionalista e com laços de cooperação com várias correntes socialistas latino-americanas, uma emergência de saúde surpreendeu Stalin Perez na Argentina, tendo sido realizada uma campanha de apoio financeiro a ele e sua família, para poderem fazer frente aos gastos com seu tratamento e manutenção.


Importante lutador venezuelano, que além de ter sido obstinado na luta contra as opressões do capitalismo, impulsionava as notícias do nosso continente junto às organizações e ativistas latino-americanos, a perda do companheiro Stalin Pérez Borges é lamentada por todos nós.


STALIN PÉREZ PRESENTE !!


ATÉ O SOCIALISMO, COMPANHEIRO !!


Comments


bottom of page